Site Autáquico - Câmara Municipal de Monchique

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

23 de abril de 2017

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, celebrado a 18 de abril, tem como intuito sensibilizar os cidadãos para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para a necessidade da sua proteção e valorização. Este ano o tema proposto é “Património Cultural e Turismo Sustentável” e, à semelhança dos anos anteriores, nesta data e no fim de semana seguinte decorrerão várias atividades um pouco por todo o país. O concelho de Monchique associou-se às comemorações desta efeméride e, no dia 23 de abril (domingo), serão realizadas duas atividades de acesso gratuito e destinadas à população em geral, nomeadamente:

1. Passeio pedestre entre a Igreja Matriz de S. Romão (Alferce) e o Sítio Arqueológico do Cerro do Castelo de Alferce, salientando-se que o percurso tem 3500 metros (só ida). Importa frisar que será efetuada uma visita guiada ao referido arqueossítio. O ponto de encontro será às 09h30 em frente à Igreja Matriz de S. Romão, ou no heliporto de Monchique pelas 09h00 (mediante inscrição prévia para o email fabio.capela@cm-monchique.pt ou para o telefone 282 910 219), ou no sopé do sítio arqueológico pelas 10h30.

2. Palestra intitulada “Idade do Ferro e a escrita do Sudoeste na serra entre o Baixo Alentejo e o Algarve”, que terá lugar no Salão do Crédito Agrícola de Monchique a partir das 16h00, e contará com a presença de dois ilustres investigadores – Dr. Pedro Barros (Projecto ESTELA / DGPC) e Dr. Samuel Melro (Projecto ESTELA / DRC Alentejo). Após a palestra propriamente dita, onde serão explicadas as estelas com escrita do Sudoeste e a Idade do Ferro, será realizada uma atividade lúdica com o intuito de que o público possa “escrever” o seu nome ou outras palavras, usando os signos da escrita e fazendo a sua equivalência.

CONTACTOS