26ª Feira dos Enchidos

De 02 a 03 de março de 2019

Monchique prepara-se para mais uma Feira dos Enchidos, que decorre nos dias

2 e 3 de março

Monchique é terra de muitas tradições. Quem visita o concelho, quer voltar e por isso a proposta para mais uma edição da Feira dos Enchidos é homenagear a tradição, os usos e os costumes.

Em busca da tradição e, através de unidades especialmente concebidas para este certame, os visitantes terão a oportunidade de apreciar os mais típicos sabores da gastronomia local.

A presença de várias Unidades de Produção de Enchidos e de Cozinhas Tradicionais conferem ao evento a genuinidade de sabores e saberes.

Para além da gastronomia, o artesanato tem também uma forte presença, havendo ainda stands dedicados à doçaria, medronho, pão e outros produtos, gerando assim um evento que agrega outras atividades económicas.

O público infantil terá uma zona privilegiada nesta 26ª edição. O “Espaço Bolota”, especialmente criado a pensar nos mais pequenos, proporcionará atelieres sobre o porco explorando a relação deste animal com a natureza, os seus hábitos alimentares, as características do seu habitat, a sua organização social e o imaginário humano com ele relacionado.
Estas oficinas, de carácter expressivo e criativo, permitirão que a criança integre estes conhecimentos de uma forma lúdica trabalhando criativamente.

O certame conta com a “Praça Sabores, a área de restauração que reúne diversas propostas gastronómicas.

O visitante poderá, ainda, assistir e participar no “Laboratório de Cozinha – Partilha de Saberes e Sabores” dinamizados pela Tertúlia Algarvia, tendo como principal foco de criação e confeção, os enchidos de Monchique.

Ainda na vertente gastronómica o visitante poderá assistir ao “Cataplay”, uma peça de teatro recheada de feitiços e contradições protagonizada por Mário Spencer e Tânia Silva. Mário interpreta o Afamado Al- Chef e Tânia é a Marafada Cozinheira. No final do espetáculo  os espectadores podem degustar uma receita de cataplana confeccionada pela equipa da Tertúlia Algarvia.

Em termos de animação musical, a edição deste ano oferece um cartaz com o Concerto da Carminho no dia 2 de março, às 22h00 e com o Concerto da Sara Tavares no dia 3 de março, às 19h00.

Irá decorrer, durante o certame, o Prémio Lima Duque atribuído a um produtor de enchidos, com o intuito de perpetuar a lembrança do Dr. Luís Fernando Maia de Lima Duque, médico veterinário e pessoa desde sempre ligada a esta feira.

O evento vai contar, ainda, com a presença da Unidade Móvel de Saúde da UCC Mons Cicus com o intuito de prestar serviços de rastreio à população, bem como com a presença da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve que tem como objetivo prestar esclarecimentos sobre assuntos relacionados com a agricultura e pecuária. Todos os interessados deverão contactar o Município a informar sobre o interesse nesta questão para marcação de horário durante a feira.

Organizado pelo Município de Monchique, o certame decorre das 10h00 às 23h00, no dia 2, e das 10h00 às 21h00 no dia 3, no Heliporto Municipal e tem entrada livre.

» 10h00 - Abertura da Feira e Receção aos expositores

» 10h00 - 22h00 - Oficinas para crianças no Espaço “Bolota”
- “Jardins Portáteis” - Oficina de construção tridimensional
- “Livros Pop Up” - Oficina de construção de livros
- “Monoprinting” - Oficina de impressão
- “A grande Árvore” - construção de um modelo de ecossistema
- “Uma história feita por todos” - escrita criativa

» 10h00 - 23h00 - Praça Sabores
Zona de restauração com produtos locais

» 11h00 - Abertura oficial da 26ª Feira dos Enchidos de Monchique pelo Presidente da Câmara Municipal de Monchique, Dr. Rui André
Visita aos produtores e expositores

» 11h30 - Laboratório de Cozinha - Partilha de Saberes e Sabores
Parceria: Tertúlia Algarvia

» 15h00 - Demonstração pela Academia de Karaté de Monchique

» 17h00 - Demonstração de Ginástica Rítmica pelo Clube Desportivo e Cultural da Nave

» 18h00 -  Cataplay
cataPlay uma peça de teatro recheada de duelos, feitiços e contradições, protagonizada por Mário Spencer e Tânia Silva. No final do espetáculo, os espetadores podem degustar uma receita de cataplana confecionada pela equipa.

» 22h00 - Concerto com Carminho

» 23h00 - Encerramento da Feira

» 09h00 - 12h00 - Passeio de BTT
Org.: Clube BTT Monchique

» 10h00- Marcha Corrida
Local de concentração: Piscinas Municipais de Monchique
Inscrições/informações: Piscinas Municipais - 282910234 | emanuel.varela@cm-monchique.pt;

» 10h00 - Abertura da Feira

» 10h00 - 21h00 - Oficinas para crianças no Espaço “Bolota”
- “Jardins Portáteis” - Oficina de construção tridimensional
- “Livros Pop Up” - Oficina de construção de livros