Site Autáquico - Câmara Municipal de Monchique

Gastronomia

A gastronomia do nosso concelho, resulta de saberes seculares e de usos e costumes tradicionais que se misturam com a imaginação presente no dia-a-dia das famílias da região de Monchique.
Tem por base os enchidos tradicionais como a chouriça, a farinheira, o molho e a morcela, sem esquecer o presunto, produtos cuja qualidade deram origem à “Feira do Presunto” e à muito apreciada “Feira dos Enchidos Tradicionais de Monchique”.
De entre os pratos típicos salientam-se a conhecida couve à Monchique, a assadura, o feijão com couve, feijão com arroz, grão com massa, todas confeccionadas à base de carne de porco preto, que  podem facilmente ser encontradas nos principais restaurantes. Embora o tempo passe, a cozinha tradicional continua a passar de gerações em gerações sem se perder.
A doçaria regional é muito diversificada e particular da região, como é o exemplo do Bolo de Tacho/Maio confeccionado à base de mel apenas em Monchique, no dia 1 de Maio. Destacam-se, ainda, os folares da Páscoa, o Dom Rodrigo, o pudim de mel e as filhós que poderão ser encontradas em suas épocas nas pastelarias existentes.

  • Pratos Típicos
  • Doçaria Local
  • Enchidos

CONTACTOS