Site Autárquico - Câmara Municipal de Monchique

Rede Social

O QUE É?
É um programa que tem por base a forte tradição que existe no nosso país de entreajuda na família, na vizinhança, na vida profissional e em muitos outros campos, e que, reconhece que a força de muitos concelhos como o de Monchique, reside, precisamente, na existência destes laços ao nível da comunidade.
O Programa da Rede Social procura assim, constituir um espaço onde as pessoas e as entidades de cada concelho podem exprimir as suas vontades e expectativas e, em conjunto, fazer face aos problemas que os afectam.

 

PARA QUE SERVE?
Serve para promover uma melhoria nas condições de vida da população em geral e para resolver ou atenuar situações de pobreza e de exclusão social.

 

QUEM SOMOS?
A Rede Social de Monchique é o conjunto de todas as entidades privadas e públicas que intervêm no concelho e que procuram, através de uma articulação e conjugação de esforços, trabalhar no sentido da erradicação ou atenuação da pobreza e da promoção do desenvolvimento social.

 

COMO FUNCIONAMOS?
Em termos formais, a Rede Social funciona através do CLAS, orgão de concertação com vista à articulação dos contributos das entidades que o constituem, bem como, ao planeamento estratégico e coordenação da intervenção social no concelho.
Ver:
- Resolução do Conselho de Ministros n.º 197/97 de 18/11; Decreto-Lei n.º 115/2006 de 14/07
- Regulamento Interno do Conselho Local de Acção Social de Monchique.

Pode participar na rede como simples cidadão ou como elemento de qualquer organização desde que esta não possua fins lucrativos.

 

POSSO PARTICIPAR NA REDE?
Como cidadão:
- Participando em todas as actividades promovidas pela Rede Social;
- Detectando e informando a comissão de acompanhamento da rede das situações sociais problemáticas;
Participando na tomada de decisões e na avaliação das acções.
Como membro de uma organização pública ou privada:
- Participando no Conselho Local de Acção Social;
- Dinamizando actividades de articulação e cooperação com outras entidades;
- Participando e desenvolvendo actividades promotoras do desenvolvimento da comunidade.

 

QUEM JÁ PARTICIPA NA REDE DE MONCHIQUE?
Fazem parte do Conselho Local de Acção Social (CLAS) de Monchique as seguintes entidades:
ACRAL - Associação de Comerciantes da Região do Algarve; AHETA - Associação de Hoteleiros e Empreendimentos Turísticos do Algarve; APEM - Associação dos Produtores de Enchidos de Monchique; ASPAFLOBAL - Associação dos Produtores Florestais do Barlavento Algarvio; Associação de Caça e Pesca Os Monchiqueiros; Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Monchique; Câmara Municipal de Monchique; Casa do Povo de Marmelete; CAT - Centro de Apoio a Toxicodependentes; Centro de Estudos Costa Goodolphim; Centro de Saúde de Monchique; Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social de Faro; Clube de Caça e Pesca de Monchique; Direcção Regional de Educação do Algarve (Comissão Instaladora do Agrup. Monchique); Conferência feminina de São Vicente de Paulo Monchique; COOPACHIQUE - Cooperativa Agrícola do concelho de Monchique, CRL; Corpo Nacional de Escutas - Agrupamento de Monchique; Fundação Oriente; Guarda Nacional Republicana; IEFP - Instituto do Emprego e Formação Profissional; Instituto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria em Portugal; IRS - Instituto de Reinserção Social; Junta de Freguesia de Alferce; Junta de Freguesia de Marmelete; Junta de Freguesia de Monchique; MAPS - Movimento de Apoio à Problemática da SIDA; Paróquias de Monchique; Rádio Fóia, CRL; Santa Casa da Misericórdia de Monchique; SOS Vida; Terras de Santa Maria, ADPL; VICENTINA - Associação para o Desenvolvimento do Sudoeste

 

PORQUE PRECISAMOS DE SI?
1. Porque precisamos que nos ajude a conhecer os seus problemas.
2. Porque precisamos que nos ajude a encontrar as melhores soluções.
3. Porque é importante que todos participem e contribuam activamente para o desenvolvimento de Monchique.
4. Porque trabalhando juntos seremos mais fortes!

CONTACTOS