Site Autárquico - Câmara Municipal de Monchique

8°/5°

Notícias


49.ª Volta ao Algarve em Monchique

08 de fevereiro de 2023

49.ª Volta ao Algarve em Monchique

  A 49.ª Volta ao Algarve em Bicicleta realiza-se nos dias 15 a 19 de fevereiro.   As etapas 1 e 2 percorrem vários quilómetros no concelho de Monchique. Com efeito, a etapa 1 (Portimão/Lagos), no dia 15-fev, sobe do Porto de Lagos à Nave (14h30), passa por Casais (14h40) e Marmelete (14h55) em direção a Aljezur.   No dia seguinte, dia 16-fev, a etapa 2 tem início em Sagres, pelas 10:55 horas e termina na Fóia (Monchique), a partir das 15:50 horas. O percurso integra a passagem pelos Casais (13h00), Nave (13h15), Rasmalho (13h30), Alferce (13h50), Rua Serpa Pinto, Largo dos Chorões, Rua Francisco Gomes do Avelar e Estrada de Sabóia (14h10), Nave Redonda (14h45), São Marcos da Serra (14h50), Cortes (15h20), Picota (15h30), Pé da Cruz, Estrada Velha e Estrada da Fóia (15h40) e termina na Fóia.   Deixamos o detalhe das horas de passagem nos locais indicados e apelamos aos utilizadores das vias percorridas para a compreensão pelos constrangimentos inerentes à passagem desta prova.  

XVI Corta Mato

07 de fevereiro de 2023

XVI Corta Mato

  Terá lugar no próximo dia 12 de fevereiro, pelas 10h00, a XVI prova de Corta Mato, organizada pelo Clube Desportivo e Cultural da Nave.   Esta prova terá lugar no Parque de Feiras e Mercados e, nesse sentido, informa-se sobre a necessidade de corte de trânsito e circulação na rua Heliporto/S. Roque, no dia da prova (12 fevereiro) das 8h00 às 13h00.

1ª Reunião de Divulgação da AIGP – Área integrada de Gestão da Paisagem – Corredor Verde de Monchique (AIGP-CVM)

07 de fevereiro de 2023

1ª Reunião de Divulgação da AIGP – Área integrada de Gestão da Paisagem – Corredor Verde de Monchique (AIGP-CVM)

  Teve lugar na passada sexta-feira, dia 3 de fevereiro, no auditório da Escola Manuel do Nascimento em Monchique, uma sessão de apresentação sobre a Área Integrada da Gestão da Paisagem – Corredor Verde de Monchique (anteriormente designada por Área Piloto de Monchique), que visa alterar o quadro de elevada vulnerabilidade aos incêndios rurais, numa mancha periurbana continua, envolvente à Vila de Monchique, com cerca de 1.217,95 hectares (ver mapa). Para apoiar a sua execução estão previstos diversos instrumentos financeiros específicos multifundos, nomeadamente do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que prevê apoios às intervenções de 100 % (cem por cento) do valor global elegível, incidindo sobre as despesas elegíveis ou os custos unitários. Nesta sessão, que contou com a presença do Executivo Camarário e dos técnicos responsáveis pelo processo, foram apresentadas as informações sobre este programa e a adesão à futura Entidade Gestora. O evento, que foi muito participado, contou com a representação de instituições e grupos organizados com interesse direto no desenvolvimento rural, agrícola e florestal da área de intervenção, de âmbito local e regional, nomeadamente do Sr. Diretor do ICNF da região do Algarve. Foram abordados temas como as principais características geográficas da área de intervenção e as vulnerabilidades aos incêndios rurais, as opções para a criação da Entidade Gestora da AIGP– CVM e as vantagens do agrupamento dos proprietários rurais e os objetivos da transformação da paisagem florestal e apoios financeiros do PRR aos proprietários rurais. Na sessão foram apresentadas e discutidas as várias opções para a criação da entidade gestora da AIGP-APM. A Câmara Municipal de Monchique argumentou a opção pelo caminho do associativismo local, face à opção empresarial, porque ser aquela que reúne mais vantagens e que melhor defende os interesses das populações, proprietários e atores locais. Neste caminho a Câmara Municipal, enquanto entidade promotora da AIGP-CVM, além de ser co-responsável, desempenhará a função primordial de transferência de conhecimento, apoio na gestão processual e de prestar assistência técnica ao longo de todo as fases do projeto. Com o objetivo de constituir a Associação, no final da sessão foram ainda distribuídas fichas para pré-adesão dos proprietários rurais à futura Entidade Gestora. A Câmara Municipal reiterou a importância na adesão do maior número possível de proprietários, nesta fase. Pelo que a inscrição mantem-se em aberto a todos os interessados, durante o mês de fevereiro. Para isso basta que os interessados contactem a Divisão de Desenvolvimento Rural, ou através do preenchimento da ficha que se encontra disponível em linha através desta ligação.  https://docs.google.com/forms/d/1ntAcN9eKu3BwJQKWWYvimUS4Vsg1_wqFeY67-BiatoQ/edit?ts=63dfe3ad  

Ver Galeria


01_Es-preguicoso
Saúde Mental (1 fotos)
Bandeira
Informações à Comunidade - Romeno (9 fotos)
bandeira
Informações à Comunidade - Francês (9 fotos)
Bandeira
Informações à Comunidade - Espanhol (9 fotos)
Multimedia

CONTACTOS

Telefone: 282 910 200
Email: geral@cm-monchique.pt
Morada: Travessa da Portela, n.º2 8550 - 470, Monchique
Financiamento florestal permanente
Cofinanciado por:
Cofinanciamento PDR2020