Site Autárquico - Câmara Municipal de Monchique

Galeria de St. António

Não se sabe ao certo qual a data de construção da Ermida de Santo António, sendo no entanto provável que esta tenha sido construída durante o século XVIII, uma vez que é a esse período que remontam as referências a seu respeito e o espólio proveniente da escavação arqueológica aí efectuada.
A primeira referência que se conhece às ermidas de Monchique data de 7 de Junho de 1754, a propósito da visita pastoral de D. Lourenço de Santa Maria, Bispo do Algarve, o que leva a supor que a sua construção seja anterior a esta data. Contudo a ausência de referências a este edifício no trecho das Memórias Paroquiais de 1758, respeitante aos estragos provocados pelo terramoto de 1755, coloca a dúvida relativamente à data da sua construção.
Admite-se que tenha sido entre 1803 e 1853 que perdeu o seu uso religioso e começou a ser utilizada para fins profanos. Posteriormente vendida em praça, ficou inserida numa quinta com o mesmo nome.
A última utilização do edifício, até há cerca de 10 anos, levou à construção de um piso superior com fins habitacionais, funcionando o piso térreo para abrigo de animais.
Actualmente o edifício é propriedade da Câmara Municipal de Monchique tendo sido totalmente recuperado e transformado num espaço cultural destinado à apresentação de exposições temporárias e onde também de desenvolvem pequenos concertos.

Localização:
Calçada de St. António