Site Autárquico - Câmara Municipal de Monchique

Miradouros

Miradouro de São Sebastião

Localizado no centro da vila de Monchique, mais precisamente no Parque São Sebastião, de onde é possível avistar toda a área urbana da vila de Monchique, incluindo as torres das igrejas, o antigo convento, as piscinas municipais, o parque urbano e uma grande área envolvente do centro da vila.

Miradouro da Fóia

Para apreciar toda a beleza dos horizontes deve ir até à Fóia que, com os seus 902 metros, é o ponto mais alto do Algarve. A extensão da paisagem depende da maior ou maior nebulosidade, mas em dias de céu limpo a vista alonga-se, por um lado, até ao Cabo de São Vicente e mais para norte até à Serra da Arrábida, e para outro, até Faro e todo um vasto semicírculo de serranias. Próximo deste existe ainda uma infraestrutura turística com um café e uma loja de artesanato.


Miradouro da Picota

A Picota, com os seus 774 m de altitude, oferece uma paisagem deslumbrante, embora mais escarpada, e um dos mais amplos e talvez, mais belos, cenários que abrangem uma vasta extensão do litoral algarvio e do mar.

Miradouro da Fonte Santa

Miradouro exposto a Sul, donde se alcança toda a costa do Barlavento Algarvio.  É muito procurado devido à Fonte Santa, onde muitas pessoas se abastecem de água de Monchique.


Miradouro das Caldas

Situado perto da entrada das Caldas de Monchique, no sítio do Barranco do Banho e numa zona de interesse arqueológico.  É um bom ponto de partida para a exploração da vertente Sul da Picota. Daqui a vista abrange as Caldas de Monchique e ainda se observa uma boa parte do caminho histórico do Barranco do Banho.

 

Miradouros em Alferce

Ao Chegar à localidade de Alferce poderá encontrar vários miradouros designadamente:

• Miradouro das Barreiras Brancas
• Miradouro do Monte Velho
• Miradouro do Barranco do Demo
• Miradouro da Altura da Choça
• Miradouro da Altura da Benafátima


Miradouro dos Picos - Marmelete

Situado no monte mais alto de Marmelete – Cerro dos Picos – tem uma magnífica vista sobre a aldeia e sobre a própria costa algarvia.