Site Autárquico - Câmara Municipal de Monchique

Parque da Mina

Uma refrescante cascata recebe o visitante do Parque da Mina, em Vale de Boi, na estrada n.º 266 que liga Portimão a Monchique, antes da chegada às Caldas. Este parque temático inclui uma casa do princípio do século XVIII, uma antiga quinta, povoada com mais de uma centena de variedades de aves, póneis e cabras anãs, a recriação de uma destilaria de medronho e uma carvoaria, É possível também visitar uma mina desactivada de extracção de minério. O poço aberto contém, segundo os geólogos, principalmente ferro e cobre mas também bário. Na galeria ao lado, ouve-se a água a ser retirada dos poços que vão sendo escavados e um carro cheio de minério circula nos carris ajudado por um trabalhador.
Na casa que pertenceu a uma das famílias mais abastadas da serra de Monchique, pode visitar-se o escritório que deu apoio à quinta, a sala dos relógios com dezenas de exemplares de parede e mesa, alguns deles muito raros, o quarto de casal com móveis de estilo, a sala da costura onde entre ferros de engomar e manequins os senhores se aperaltavam a pensar nalgum acontecimento social, a sala de música onde figura a grafonola, o piano, a lareira e uma colecção de cachimbos.
Na sala de chá distingue-se o típico canapé. O quarto de hóspedes, com quadros inspirados na religiosidade da época, mostra a mobília mais nova da casa, com 70 anos, e o quarto das crianças exibe mobília completa do final do século XIX. Na casa de banho as atenções vão para a banheira do século XVIII, importada de Inglaterra, e a sala de jantar está mobilada em estilo rocócó rico. A cultura rural é um dos aspectos preponderantes do parque e está bem patente na cozinha apetrechada com os utensílios necessários na morte do porco ou na confecção do pão. O forno a lenha, a adega e a destilaria são também parte deste legado que inclui dezenas de ferramentas e alfaias curiosas que fazem parte da história da mecanização da agricultura. É o caso da enfardadeira artesanal ou dos motores de rega que testemunham a importância da horticultura junto às ribeiras.
A carroça algarvia rica, um D.Vitória e o tractor Farmell, de 1940, a gasóleo ou gasolina, juntam-se às curiosidades do lugar que tem capacidade estimada para 500 pessoas

Horário

Inverno
De 1 de Outubro a 31 de Março
10h00 - 17h00

Verão
De 1 de Abril a 30 de Setembro
10h00 - 19h00

Contactos

Parque da Mina - Parques Temáticos, Lda
CCI 171 - Vale de Boi
Caldas de Monchique
8550 - 391 Monchique

Tel./ Fax: 282 911 622
Telm.: 96 20 79 408

Email: parquedamina@mail.telepac.pt

Site: http://www.parquedamina.pt

Contactos