Site Autárquico - Câmara Municipal de Monchique

0°/0°

Enchidos

    • Chouriça
  • Chouriça

    Ingredientes:

    - Carne magra picada- Carne entremeada- Alho- Sal- Colorau- Vinagre- Piri-pri- Massa de pimentão- Vinho brancoPreparação:

    Corta-se a carne miudinha, junta-se o sal, os alhos picados miudinhos, acrescenta-se o vinho branco, o vinagre, o colorau, a massa de pimentão e o piripiri. Amassa-se muito bem. Deixa-se ficar a marinar durante 5 dias mexendo todos os dias pelo menos um vez por dia. Ao quinto dia provam-se os temperos e fazem-se os enchidos. Ficam no fumeiro durante pelo menos oito dias.

    • Farinheira ou Morcela de Farinha
  • Farinheira ou Morcela de Farinha

    Ingredientes:

    - Sangue de porco- Torresmos- Farinha de milho- Sal q.b.- Cominhos- Pimenta da Jamaica moída- Canela moída- Pimenta preta moída- Piri-piri- Vinagre- Louro- Água de cozedura das morcelas de carnePreparação:

    Deitam-se num alguidar a farinha de milho, junta-se o caldo (onde cozeram as morcelas de carne) e o sangue. Amassa-se tudo.Depois juntam-se as especiarias, o sal e prova-se. Enchem-se os talegos (saquinhos de tecido) e levam-se ao lume no caldo onde se cozeram as morcelas de carne.Acrescenta-se água  quente piara tapar completamente os talegos, que se vão virando e passando os debaixo para cima. Cozem durante cerca de três horas. 

    • Molho
  • Molho

    Ingredientes:

    - Arroz- Carne magra picada- Sangue de porco- Cominhos- Hortelã- Salsa- Cebola Picada- Piri-piri- Banha derretida- Sal- Pimenta- Espécie- Alhos picadosPreparação:

    Arranja-se o bucho (estômago) do porco esfregando com sal para retirar-lhe a pele interior. Divide-se em 2 ou 3 bocados, fazendo-se bolsas que se cozem com linhas deixando apenas um pequeno buraco para introduzir o recheio.Misturam-se todos os ingredientes numa tigela. Recheia-se o bucho e coze-se a cobertura. Coze-se com água, sal e louro durante cerca de hora e meia.

    • Morcela
  • Morcela

    Ingredientes:

    - Aparas de carne ensanguentada- Sangue de porco- Torresmo- Alhos q.b.- Sal- Cominhos- Espécie- Pimenta da Jamaica- Piri-piri- Cebola- Salsa- TripasPreparação:

    Pica-se a carne de porco ensanguentada e os torresmos, juntam-se alhos picados, sal, piri-piri, cominhos, espécie, pimenta e a cebola e salsa picados. Mexe-se bem e enchem-se as tripas. Cozem-se na água onde já se cozeram os molhos, acrescentado água e sal, se necessário.

Financiamento florestal permanente
Cofinanciado por:
Cofinanciamento PDR2020