Site Autárquico - Câmara Municipal de Monchique

13°/12°

Informações Úteis

  • Gripe Aviária

    IntroduçãoA gripe aviária é uma doença das aves que é provocada por um vírus com diferentes subtipos. O subtipo H5N1 é que tem causado maior preocupação a nível mundial devido ao elevado número de aves infectadas e à transmissão da doença ao Homem após contacto com aves doentes. Neste momento ainda não existe transmissão directa entre humanos, mas caso isso aconteça poderá ocorrer uma pandemia (epidemia de grandes proporções, que se espalha a vários países e a mais de um continente).

     

    O que tem sido realizado no Concelho?O Sector de Sanidade e Higiene Pública Veterinária da Câmara Municipal de Monchique desenvolveu uma série de acções com vista a prevenção da eventual ocorrência de Gripe Aviária dentro dos limites do concelho, nomeadamente:- Aquisição de material de protecção e desinfectantes específicos;- Coordenação de acções com entidades oficiais como a Protecção Civil, GNR, Delegada de Saúde e Direcção Regional de Agricultura;- Sessões de Esclarecimentos a todos os munícipes acerca da doença;- Recolha das aves com sinais suspeitos da doença, que são depois encaminhadas para o Laboratório Nacional de Investigação Veterinária para análise.Até este momento não foi detectado qualquer caso de Gripe Aviária em Portugal, sendo que todas as medidas tomadas são de carácter preventivo.

     

    Casos Suspeitos da DoençaOs proprietários de aves deverão ter em atenção aos seguintes sinais:

    1. Apatia2. Corpo em bola ou com as penas eriçadas3. Come e bebe menos ou deixa completamente de o fazer4. Põem menos ovos5. Têm problemas respiratórios6. Morte repentina de várias avesDeverá ser evitado qualquer contacto com as aves suspeitas. Se necessitar de mexer nessas aves é aconselhável que utilize luvas e máscaras de protecção. Lave bem as mãos.Todos os casos suspeitos deverão ser comunicados de imediato à médica veterinária da Câmara Municipal, Dra. Tânia Candeias.A única forma de confirmar um caso de Gripe Aviária é através de análises laboratoriais. Como posso ajudar?Todos os munícipes proprietários de aves devem declarar a detenção de espécies avícolas. Para tal deverão deslocar-se à Junta de Freguesia da sua área de residência e preencherem um pequeno formulário. Essa informação será adicionada numa base de dados à nível nacional (SIREA – Sistema Informático de Registo das Espécies Avícolas).Tal acção permitirá, em caso de detecção da doença, que os proprietários de aves das zonas próximas do foco sejam imediatamente contactados e lhe sejam fornecidos todos os esclarecimentos necessários para proteger os seus animais e a sua própria saúde. Situação ActualNeste momento encontra-se me vigor o Aviso n.º 5 da Direcção Geral de Veterinária, em que suspende temporariamente a proibição da realização de mercados avícolas e espectáculos que utilizem aves. ContactosMédica veterinária da Câmara Municipal, Dra. Tânia Candeias.Contactos directos:966 304 430282 910 259Ou então para o número disponível a nível nacional e gratuito:Número Verde Gripe das Aves800 207 275

    Documentos para Download

Financiamento florestal permanente
Cofinanciado por:
Cofinanciamento PDR2020