Site Autárquico - Câmara Municipal de Monchique

Licenciamento de Unidades de Produção de Enchidos – “Sabores do Monte”

Iniciativa
Ao longo dos anos os “Enchidos Tradicionais de Monchique” têm vindo a afirmar-se no contexto regional e até nacional, ganhando prestígio e conquistando muitos consumidores, devido à sua elevada qualidade e singularidade de sabor. A demonstração da existência de mercado para estes produtos, conjugada com o sucesso deste certame e a união de diferentes vontades, públicas e privadas, produziu já frutos ao nível da dinamização da economia local, com a legalização de duas salsicharias tradicionais, o licenciamento de uma terceira e, num futuro próximo, a legalização de vários estabelecimentos de venda directa, denominados “ Sabores do Monte”.
De acordo com a nova legislação em vigor, o licenciamento industrial do tipo 4 é agora da responsabilidade das autarquias, facto que vem simplificar todo o processo e torná-lo mais célere, permitindo aos produtores do concelho produzir com qualidade e segurança, bem como, modernizar as suas unidades produtivas.

 

Objectivos
Consciente que o fabrico artesanal de enchidos constitui um importante contributo para o desenvolvimento sustentado e para a valorização do tecido económico local, a Câmara Municipal estabeleceu as normas necessárias para que os estabelecimentos de venda directa de Monchique - os “Sabores do Monte” - possam melhorar a qualidade dos seus produtos, quer a nível das condições de fabrico, quer da sua tipificação e respectiva certificação.

 

Procedimento para Licenciamento
O licenciamento destes estabelecimentos é da responsabilidade da Câmara Municipal de Monchique que elabora e oferece os projectos de arquitectura e especialidades.

 

Implementação
Neste momento, já existem três fábricas de enchidos tradicionais a produzir ao logo de todo o ano e encontram-se a decorrer as obras de adaptação necessárias para a melhoria das condições de laboração em cinco “Sabores do Monte” (estabelecimento de venda directa de enchidos tradicionais)

Para mais informações e acompanhamento de processos contactar a Câmara Municipal de Monchique

 

Documentos para Download

Contactos