Site Autárquico - Câmara Municipal de Monchique

Artesanato

Fabrico de Calçado

A sapataria ocupava muitos homens da vila e dos arredores, em horas roubadas às actividades do campo. Trabalhava-se sobretudo de empreitada, ou à peça, para as lojas do concelho. Em 1957, havia no concelho várias oficinas, desconhecendo-se porém o número de operários que nelas trabalhavam.
O fabrico artesanal de calçado é uma actividade que ainda se mantém em Monchique.

 
Trabalhos de Mercenaria

As cadeiras de tesoura são uma herança deixada pelos romanos e constituem uma peça de artesanato singular, característica do concelho de Monchique. Hoje, embora se mantenha o modelo secular, os artesãos procederam a algumas alterações de forma a obter um assento mais confortável.
Podem-se encontrar cadeiras de tesoura de todos os tamanhos e feitios

 
Trabalhos em Vime e Verga

O vime é uma das fibras mais usadas na cestaria, sendo as canastras de verga muito procuradas devido à sua grande resistência.
Em tempos o vime era muito abundante nas ribeiras servindo para o fabrico de cestos, canastras, cadeiras, etc. que se exportavam em grandes quantidades. Utilizava-se também a verga proveniente dos saiceiros. Os cestos e canastras faziam-se ainda de cavaca. Actualmente existem ainda alguns seguidores desta arte.

 
Linho e Tecelagem

O linho foi outrora intencionalmente cultivado no concelho com objectivos industriais. Era cultivado, seco e tratado nas herdades antes de seguir para Monchique, onde era fiado e tecido numa unidade industrial que havia: a famosa “Fábrica da Mataporcas”.
A tecelagem em teares caseiros é uma arte muito antiga que sempre ocupou as mulheres. Antigamente, os tecidos mais grosseiros eram posteriormente tratados nos pisões. Actualmente ainda se encontra quem se dedique a esta actividade, lutando para não deixar morrer a tradição, fazendo rendas, bordados e malhas diversas.
Também ainda se faz tecelagem de trapos (trapologia), executada em teares caseiros, confeccionando-se mantas, tapetes e outras peças.

 
Cerâmica

Ainda é possível encontrar este ofício em Monchique e observar o fabrico desta arte ao vivo, desde o preparar do barro, à sua cozedura e pintura das peças. A pintura é totalmente livre, revelando toda a criatividade dos artesãos. 

 
Tendencias Modernas

As modernas tendências do artesanato estão representadas por arranjos de flores e de ramos secos, quadros executados em tecido e esculturas a partir de ramos de árvore.