Site Autárquico - Câmara Municipal de Monchique

Junta de Freguesia de Marmelete

A Freguesia de Marmelete situa-se no extremo oeste do Concelho de Monchique e ocupa uma área de aproximadamente, 146 km2.
Parte integrante da Serra de Monchique, apresenta uma diversidade paisagística extraordinária, um povoamento de características disperso, contrapondo-se um único aglomerado populacional de maior dimensão, a sede da Freguesia, perfazendo um total de 787 habitantes e cujos índices de envelhecimento evidenciam um aumento da população idosa e uma redução da população Jovem, segundo os censos de 2011.


Marmelete apresenta uma identidade própria de uma aldeia inserida num concelho do interior, que se reflete nos seus usos e costumes, associados ao clima, vegetação e fauna predominantes. O clima apresenta no Inverno elevados valores pluviométricos e baixas temperaturas, enquanto no Verão valores baixos de humidade e temperaturas relativamente elevadas. A vegetação natural apresenta uma rica diversidade biológica, uma paisagem sempre verdejante, com culturas variadas, em terraços escalonados, regados e explorados durante todo o ano. Podemos encontrar a adelfeira, o rododendro, o medronheiro e diversas espécies de giestas, tojos e urzes. Ao nível animal merece destaque a presença da águia de Bonelli, o javali, a perdiz vermelha e alguns coelhos.


Em termos económicos o sector primário é sem dúvida o mais importante. Não existe indústria de relevo e no sector terciário merece referência a existência de uma delegação do Crédito Agrícola, um centro de saúde, uma escola do 1ºciclo e um Infantário, um Centro de Dia, vários estabelecimentos de restauração e algumas micro e pequenas empresas ligadas a atividades florestais e suinicultura.


A par destas atividades, verificou-se nos últimos anos uma crescente consolidação de algumas atividades tradicionais, tais como o fabrico de mel, de aguardente de medronho, de melosa, a produção agrícola e alguma silvo pastorícia.
Ao nível do artesanato, ainda se regista alguma atividade, destacando-se a cestaria, as colheres de pau, as rendas, os bordados e a doçaria.

 

http://www.jf-marmelete.pt

Contactos