Site Autárquico - Câmara Municipal de Monchique

Saúde Oral

Programa Nacional de Promoção de Saúde Oral (PNPSO) do Ministério da Saúde

O seu filho/educando recebeu um cheque-dentista? Se sim, aproveite esta oportunidade de ir a uma consulta gratuita e colocar as suas dúvidas sobre a saúde oral do seu filho/educando.
O Município de Monchique e a Unidade de Cuidados na Comunidade Mons Cicus relembram aos encarregados de educação sobre o programa cheque-dentista.
O cheque-dentista insere-se no Programa Nacional de Promoção de Saúde Oral (PNPSO) do Ministério da Saúde, que prevê a atribuição de cheques-dentista para a promoção da saúde oral, através da prevenção e tratamento das doenças orais.
Na utilização do cheque-dentista, para cada grupo beneficiário e no âmbito do tratamento, existe um conjunto de atos específicos próprios. Nomeadamente, no caso das crianças, o programa apenas contempla o tratamento de dentes definitivos, exceto no cheque-dentista destinado a crianças com idade inferior a sete anos.
Conheça os diferentes cheque-dentista:
- Para crianças com idade inferior a sete anos, este cheque-dentista terá de ser disponibilizado pelo médico de família mediante a constatação da existência de lesões de cárie dentária.
- Para crianças com sete anos nascidas em 2011, com 10 anos nascidas em 2008 e com 13 anos nascidas no ano de 2005, este cheque-dentista destina-se às crianças que frequentam a rede escolar pública ou instituições particulares de solidariedade social. Terá de ser disponibilizado pela instituição escolar durante o ano letivo em que a criança faz sete, 10 ou 13 anos. estes cheque-dentista só são entregues a partir de janeiro de 2019, tendo validade até 31 de outubro do mesmo ano.
- Para crianças e jovens de 8, 9, 11, 12, 14 e 15 anos, este cheque-dentista terá de ser disponibilizado pelo médico de família mediante a constatação da existência de lesões de cárie dentária.
- Para jovens de 16 anos, este cheque-dentista terá de ser disponibilizado pelo médico de família a jovens que tenham sido beneficiários do cheque-dentista aos 13 anos e tenham concluído o respetivo tratamento.

Sabia que…
Também existem cheques-dentista para grávidas?
Este cheque-dentista terá de ser disponibilizado pelo médico de família às grávidas seguidas no Serviço Nacional de Saúde. Sempre que cumpra estes requisitos, deve solicitar ao médico de família a emissão do respetivo cheque-dentista.

E para idosos…
Este cheque-dentista terá de ser disponibilizado pelo médico de família apenas aos beneficiários do complemento solidário para idosos. Sempre que cumpra estes requisitos, deve solicitar ao médico de família a emissão do respetivo cheque-dentista.
Assim importa referir que, os cheques dentista são uma oportunidade para ter acesso a um conjunto de cuidados de medicina dentária nas áreas da prevenção, diagnóstico e tratamento.
Quando tiver um cheque-dentista basta marcar uma consulta num dentista aderente ao programa cheque-dentista, podendo aceder a essa informação através do link, https://www.saudeoral.min-saude.pt/pnpso/public/proAderentes.jsp


Informação elaborada pelo setor de Ação Social, Educação e Saúde em parceria com a Unidade de Cuidados a Comunidade (UCC) Mons Cicus