Semana Santa

Semana Santa Monchique - 2018

21 de março 2018

Monchique preparou um programa de eventos culturais, associado às celebrações da Semana Santa, complementando a herança cultural do Concelho.

As celebrações, que tiveram início domingo, dia 18 de março com a Procissão do Senhor dos Passos, contam com vários atos religiosos e culturais.

A Páscoa, para além do óbvio significado religioso, acarreta em si outros sinónimos. O sentido de reencontro e de partilha ganha mais destaque nesta altura do ano, onde as celebrações invocam memórias e sentimentos.

A expressão “ir à terra” ganha profundo significado e as recordações de infância ganham relevo. Para enriquecer este património afectivo, trabalhamos para construir novas memórias e enriquecer afetos. Estas memórias são construídas em torno dos sabores e dos saberes. À mesa partilham-se histórias e invoca-se com intenção o verbo “viver”.

Viver os tempos. Viver as tradições. Viver a família e amigos. Viver o património. Viver a herança cultural e religiosa.

Neste sentido Monchique propõe os tradicionais atos religiosos associados à Semana Santa.

Propõe uma gastronomia serrana associada à sagração de ícones gastronómicos.

Propõe concertos que celebram cantos de quaresma.

Monchique, terra tranquila e encantadora, que seduz pelas paisagens, pelos verdes da natureza, pelo bem receber e pela boa mesa lança do convite à visita nesta (e em outras) altura do ano.