MONCHIQUE ORGANIZA CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS TEMÁTICAS SOBRE TURISMO E ECONOMIA

22 de abril 2020

“#Webinar.Mcq” é o nome de um ciclo de cinco videoconferências temáticas na área do turismo e economia que tem início nesta quinta-feira, dia 23, e decorre até dia 7 de maio.

Consciente da importância da proximidade com os problemas e dos novos desafios com que se depara o tecido empresarial do concelho, o Município de Monchique organiza este ciclo de webinars com o grande objetivo de dialogar com os empresários e cidadãos sobre a situação do setor do turismo, bem como de outras áreas da atividade económica do concelho, face à pandemia de COVID-19 que atinge de forma muito intensa a região e o país mas também com repercussões graves no setor empresarial local. É fundamental discutir estratégias de adaptação e conhecer as medidas à disposição das empresas, o seu acesso e a forma de as utilizar.

Cada webinar tem um tema e conta com a participação de um convidado, a quem os participantes poderão colocar questões após a sua intervenção inicial.

Estas videoconferências têm a duração de uma hora e a participação é gratuita mas carece de inscrição obrigatória. Devem por isso, todos os interessados inscrever-se através do site do Município de Monchique ou enviando um e-mail para webinar.mcq@cm-monchique.pt com: nome, contacto telefónico e eletrónico e empresa que representa, apresentando ainda, caso tenha essa intenção, alguma questão ao convidado. Após validada a inscrição (preferência a empresários locais e limitada ao número máximo da plataforma utilizada), serão concedidas aos interessados aceites, as credenciais para poder participar nas conferências através da plataforma digital Zoom.

A primeira conferência acontece esta quinta-feira, dia 23, e tem como convidada Ana Jacinto, Secretária-geral da AHRESP - Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, que irá abordar o tema “Medidas de Apoio aos Hotéis e Restaurantes no contexto do COVID-19”.

A segunda videoconferência será na terça-feira, dia 28 de abril, terá como convidado João Fernandes, presidente da Região do Turismo do Algarve (RTA), e o tema em discussão será “Medidas de apoio às pequenas e médias empresas no setor do turismo no Algarve”.

No dia 30 de abril será a terceira videoconferência, cujo tema será “Turismo inteligente: e depois da pandemia?”, sendo convidado o Subdiretor da NOVA IMS (Information Manager School) e Coordenador do NOVA Cidade – Urban Analytics Lab, Miguel de Castro Neto.

A quarta videoconferência está agendada para o dia 5 de maio, e terá como tema “O setor primário, a pequena agricultura e a produção local no cenário do Covid-19- apoios e perspetivas futuras” e o convidado é Pedro Monteiro, Diretor Regional de Agricultura e Pescas do Algarve.

A quinta e última videoconferência está agendada para o dia 7 de maio, e terá como tema “Trabalhos florestais em tempo de pandemia - Segurança e desafios do setor”, tendo esta sessão como convidados Pedro Serra Ramos, Presidente da direção da ANEFA - Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente, bem como de Carlos Montemor, diretor da Autoridade para as Condições do Trabalho.

Este ciclo de webinars pretende ainda promover a discussão e conhecimento em torno das principais atividades económicas do concelho com enfoque no turismo, na agricultura e setor agroalimentar, na indústria extrativa e no comércio em geral. O segundo ciclo, já em preparação será sobre os temas da educação, ação e apoio social, saúde e emprego, com especial atenção ao impacto no dia-a-dia das famílias da epidemia do Novo Coronavírus - Covid-19.

Rui André, Presidente da Câmara será o moderador e “anfitrião” destas sessões e adianta que “quer também nesta ocasião ouvir as principais preocupações e as necessidades destes setores para encontrar soluções de forma a retomar a atividade para algumas destas empresas o mais rápido possível e implementar no terreno as medidas necessárias ao restabelecimento gradual da nova normalidade”.

CALENDÁRIO DAS SESSÕES

Data Convidado Tema
23 de abril -11 h Ana Jacinto - Secretária-geral da AHRESP - Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal Medidas de apoio aos hóteis e restaurantes no contexto do COVID-19
28 de abril - 15h João Fernandes - Presidente da Região do Turismo do Algarve Medidas de apoio às pequenas e médias empresas no setor do turismo no Algarve
30 de abril - 15h Miguel de Castro Neto - Subdiretor da NOVA IMS (Information Manager School) e Coordenador do NOVA Cidade - Urban Analytics Lab Turismo inteligente: e depois da pandemia?
5 de maio - 11h Pedro Monteiro - Diretor Regional da Agricultura e Pescas do Algarve O setor primário, a pequena agricultura e a produção local no cenário do COVID-19 - apoios e perspetivas futuras
7 de maio - 11h Pedro Serra Ramos - Presidente da Direção da ANEFA - Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente e Trabalhos florestais em tempo de pandemia - Segurança e desafios do setor
Carlos Montemor - Diretor da Autoridade para as Condições do Trabalho