CÂMARA DE MONCHIQUE ISENTA MUNÍCIPES DO PAGAMENTO DA ÁGUA CONSUMIDA DURANTE A QUARENTENA

Ação Social

24 de julho 2020

A Câmara Municipal de Monchique aprovou a isenção do pagamento dos consumos de água durante os meses de março, abril, maio e junho para todos os consumidores do primeiro e segundo escalões, bem como uma redução nos restantes escalões. Será ainda isentada a totalidade dos valores da tarifa fixa para todos os escalões.

Esta isenção total do pagamento de água de consumo doméstico e comércio vem reforçar as medidas de apoio social tomadas no âmbito da pandemia por este município.

O impacto económico, social e familiar que este período gerou na sociedade é difícil de contabilizar e, é difícil adivinhar as consequências a médio e longo prazo. Desta forma a autarquia pretende proporcionar todas as medidas de suporte social para minimizar essas consequências.

Considerando que o período de quarentena gerou um natural aumento da despesa de água com mais banhos, mais lavagens de loiça, etc, o aumento do consumo de água foi notório, logo a despesa com a mesma também sofreu um aumento considerável.
Para aliviar esta sobrecarga orçamental, a autarquia assume esta despesa com medidas de exceção, que estes tempos de exceção também exigem e que certamente irão permitir para reduzir este impacto provocado nos orçamentos familiares e das empresas do concelho.