Site Autárquico - Câmara Municipal de Monchique

CÂMARA DE MONCHIQUE REALIZA TESTES COVID À COMUNIDADE EDUCATIVA

CÂMARA DE MONCHIQUE REALIZA TESTES COVID À COMUNIDADE EDUCATIVA

Ação Social

15 de setembro 2020

No arranque de mais um ano letivo, este particularmente especial, pelo contexto pandémico em que se iniciam as atividades presenciais nos estabelecimentos escolares do concelho, decidiu a Câmara Municipal realizar testes serológicos a todos os membros da comunidade educativa de Monchique. Neste sentido, foram testados todos os docentes, trabalhadores não docentes, bem como motoristas, vigilantes e outros serviços afetos à educação e desporto do Município de Monchique.
 
Esta iniciativa foi realizada em estreita colaboração com o ABC - Algarve Biomedical Center e o Agrupamento de Escolas de Monchique e foi a primeira de outras iniciativas desta natureza que esta autarquia pretende realizar destinadas também a outros grupos.
 
Pretende assim a Câmara Municipal de Monchique cultivar um ambiente de segurança da comunidade educativa ao mesmo tempo que torna possível construir uma caracterização imunológica da população, assim como o acompanhamento do evoluir da situação imunológica do concelho.
 
Este procedimento permite ainda conhecer algumas características epidemiológicas desta pandemia na comunidade assim como conhecer e avaliar com maior precisão a atual situação e avaliar, mediante os resultados, a eventual necessidade de implementação de medidas posteriores para o desenvolvimento dos serviços municipais e adequar os atuais procedimentos de proteção inerentes às diversas funções. De referir que foram também hoje definidas as regras de funcionamento dos serviços de transporte escolar que esta autarquia assegura a todas as crianças fora da Vila de Monchique e de todo o concelho.
 
“A realização destes testes serológicos aos nossos trabalhadores, a todo o pessoal docente e não docente que, pela natureza das suas funções, estarão na primeira linha de atuação e contacto com os alunos, permitirá não só obter dados muito interessantes sobre o real estado imunológico desta população, como será também essencial, ao nível dos recursos humanos, para podermos afinar iniciativas e procedimentos a adotar no atual cenário de agravamento da situação epidemeológica no nosso país, apesar do concelho não registar qualquer caso positivo neste momento”, refere Rui André, Presidente da Câmara Municipal de Monchique.