0°/0°

Projeto LIFE RELICT

15 de dezembro 2021

O Município de Monchique no âmbito da parceria criada no projeto LIFE RELICT, tem vindo a desenvolver as diversas ações, a que se propôs, nomeadamente no diz respeito à preservação da Adelfeira.

A adelfeira, principalmente, por força das alterações climáticas tem vindo a desaparecer progressivamente, na Península Ibérica. Com o objetivo de inverter a situação desfavorável do habitat, desta espécie, estão a ser implementadas medidas de gestão concretas dirigidas às comunidades de adelfeirais existentes na Serra de Monchique, por serem estas as áreas mais representativas das mesmas em Portugal. Por conseguinte, são estas as áreas de intervenção do projeto, sendo cumulativamente parte integrante da Rede natura 2000.

Pretende-se, também através deste projeto, promover o turismo de natureza, tendo sido criado um percurso interpretativo com áudio-guia, devidamente sinalizado na Serra de Monchique - Rota das Adelfeiras e o incremento da área de habitat.

O Município considera que este é um projeto de extrema importância, quer pela parceria que representa, quer pelas medidas implementadas e a implementar.

É por esse motivo que temos o prazer de anunciar que amanhã, dia 16 de dezembro, o Sr. Presidente da Câmara Municipal e o seu Executivo recebem a Universidade de Évora na pessoa do Professor Doutor Carlos Pinto Gomes e da sua Equipa Técnica.

Esta visita tem como objetivo fazer um ponto de situação do projeto, o acompanhamento dos trabalhos de controlo seletivo da vegetação, (plantações dirigidas, controlo das espécies exóticas não invasoras) e a realização de uma pequena ação de sensibilização sobre a adelfeira e a importância da sua preservação, dirigido aos funcionários e ao público em geral, uma vez que será possível acompanhar a sessão através do facebook do Município (início previsto - 09h30).