18°/16°

ESTAÇÃO DE RADAR N.º 1 COMEMORA 33.º ANIVERSÁRIO

13 de junho 2022

A Estação de Radar N.º 1 (ER1), localizada a 902 metros de altitude, na Foia, comemora este ano o 33.º aniversário.

Por esta ocasião irá realizar-se um programa oficial onde se destaca a atuação da Banda de Música da Força Aérea no Largo de S. Sebastião, junto ao Miradouro de Monchique, no dia 18 de junho, pelas 21h00.
A Banda de Música da Força Aérea Portuguesa foi criada em 31 de Dezembro de 1957 na dependência da então Secretaria de Estado da Aeronáutica. Atualmente depende diretamente do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea e toda a sua atividade é coordenada pelo seu próprio Gabinete.

Pela forma exemplar como tem cumprido a missão que lhe está atribuída e, pelo contributo para elevar o prestígio da Força Aérea Portuguesa, das Forças Armadas e de Portugal, foi a Banda de Música condecorada em 1997, pelas mãos de Sua Excelência o Presidente da República, com a Medalha de Ouro de Serviços Distintos.

De salientar, ainda, que a ER1 tem como missão garantir a prontidão dos meios de vigilância e deteção e executa a manutenção, conservação e administração das instalações técnicas em Fóia (ER1), das instalações em Valinhos, Sagres (Ponta D’Alheta e Relvinha) e ainda do Bairro da Força Aérea (Monchique), cujo espaço envolvente da Vila de Monchique lhe confere um traço de qualidade.

Esta iniciativa de cariz institucional e protocolar, que conta com o apoio do Município de Monchique, revela-se também uma iniciativa para a comunidade, na medida em que esta atuação está aberta ao público e tem entrada livre.

Para além do Concerto pela Banda da Força Aérea será realizado um programa aberto à população conforme segue:

Dia 19 junho | Dia da Unidade Aberta | Estação de Radar n.º 1

09h00 - Hastear da Bandeira Nacional e da Bandeira da Força Aérea
10h00-16h00 - Visitas guiadas ao interior da Estação de Radar n.º 1
10h00-16h00 - Divulgação da Força Aérea pelo Centro de Recrutamento da Força Aérea
10h00-16h00 - Exposição pelo Museu do Ar com dois motores de avião
11h00-12h00 - Visita ao marco geodésico